Compartilhar
Proteção para o farmacêutico: Anvisa autoriza Sistema Nacional de Controle de Prescrição.
Por Davs Carter as 3:00 - 31/05/2024 Novidades
Compartilhar
A medida melhorará a numeração e o monitoramento de prescrições para medicamentos controlados.
A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou, na última segunda-feira (27/5), uma norma que estabelece o Sistema Nacional de Controle de Receituário (SNCR).
A finalidade da medida é melhorar a concessão e o controle das numerações das Notificações de Receita usadas para a prescrição de medicamentos e produtos sujeitos a controle especial (medicamentos controlados).
Como o sistema funcionará?
A Anvisa fornecerá às autoridades sanitárias (Vigilâncias Sanitárias) uma plataforma on-line que disponibilizará uma numeração a ser usada nas Notificações de Receita pelos prescritores.
A numeração virá de um banco único para todo o país. Isso porque, desde a publicação da Lei 13.732/2018, as receitas passaram a ter validade em todo o território nacional, independentemente da unidade da federação em que foram emitidas.
As Vigilâncias Sanitárias continuarão responsáveis pela concessão e controle das numerações, como já é feito atualmente. No entanto, agora será possível utilizar a ferramenta on-line para gerenciar os números de forma automatizada, a partir de um banco único nacional.
O SNCR aprimorará o controle sobre os receituários e numerações, pois permitirá identificar a origem de todas as notificações de receita. A medida trará mais segurança ao farmacêutico na dispensação do medicamento e evitará fraudes e falsificações.
Atenção: o sistema não será uma plataforma de emissão de prescrições eletrônicas, mas apenas de fornecimento e controle da numeração.
Desenvolvimento e cronograma
O sistema foi criado com a participação de autoridades sanitárias indicadas pelo Grupo de Trabalho da Vigilância Sanitária, coordenado pela Anvisa, e passou pela Consulta Pública 588/2018.
As autoridades sanitárias poderão usar o SNCR para emitir novas numerações ainda em 2024. A partir de 1º de janeiro de 2025, o uso será obrigatório para todas as Vigilâncias Sanitárias.
A Anvisa realizará treinamentos e capacitações para as Vigilâncias Sanitárias estaduais e do Distrito Federal (DF), além de publicar um manual no portal da Agência.
Os talonários de receituários impressos até 1º de janeiro de 2025 sem a numeração do SNCR poderão ser usados por até dois anos, permitindo a substituição gradual pelas numerações únicas do SNCR.
Não há mudanças nos procedimentos para os prescritores solicitarem suas numerações ou talonários de Notificação de Receita, seguindo as Portarias SVS/MS 344/1998 e 06/1999, e as orientações das Vigilâncias Sanitárias locais.
Sobre os produtos controlados
A Portaria SVS/MS 344/1998 regula o controle de substâncias entorpecentes, precursoras, psicotrópicas e outras listadas no Anexo I. Os estados, municípios e o Distrito Federal fiscalizam e controlam sua produção, comercialização e uso, cumprindo a legislação federal.
A autoridade sanitária local fornece talonários de Notificação de Receita e numeração para os medicamentos controlados, essenciais devido aos riscos de dependência e uso abusivo. A rastreabilidade dos receituários é crucial para evitar desvios ilícitos, conforme estabelece a Lei 11.343/2006.